Visita do Papa ao Brasil - Bento XVI - Ratzinger

Pra quem tá meio desatualizado com relação aos assuntos da Igreja Católica o Papa João Paulo II infelizmente morreu. Foi realizado um conclave (tipo eleição indireta para Papa) em 2005 onde o escolhido foi, no dia 19 de abril, Joseph Alois Ratzinger - um alemão meio ranzinza e conservador. Assim sendo, este é o atual líder da Igreja Católica.
Li uma matéria hoje num folhetim local que fala a respeito da visita do Papa ao Brasil. Segundo a matéria, um dos temas que serão abordados pelo Sumo Pontífice nas conferências em que participará será com relação ao aquecimento global. Achei bacana o apoio dado pela alta hierarquia da Igreja nos assuntos relacionados ao Meio Ambiente. Denota uma preocupação e envolvimento com assuntos atuais e de alta relevância. Assuntos como este merecem a atenção de todas as grandes instituições.
Mas fiquei pensando cá com meus botões - E o uso de preservativos de borracha? - Pra quem não sabe a Igreja Católica é contra a utilização de métodos contraceptivos - principalmente a camisinha. Será que não serão discutidos assuntos como este? Na minha humilde opinião esse é um dos dogmas que deveriam entrar em desuso. É muita hipocrisia apenas ignorar a existência da AIDS e de todas as outras doenças sexualmente transmissíveis.
Lembro que a Religião Católica é a religião predominante em muitos países, inclusive no Brasil. Muitos fiéis levam a risca as recomendações dadas por seus pastores. Porém a mídia, seja ela televisiva, escrita, eletrônica ou de qualquer outro tipo, massifica a idéia de sexo irresponsável e fácil. Sexo antes do casamento é normal nos dias de hoje e entendo que não deveria ser ignorado pela Igreja. Ao invés de apenas coibir o uso de preservativos deveria a Igreja dar apoio no sentido de informação.
Não basta apenas ignorar a existência dos problemas.
Abraços a todos! …[:)]…
Compare Preços de: MP3, iPod, celulares, notebooks, câmeras no JáCotei.








março 28th, 2007 at 3:01 am
Será que um dia muda?
[Responder]
abril 12th, 2007 at 7:57 pm
[Responder]
abril 12th, 2007 at 10:07 pm
Desculpa, mas tem dias que eu tô meio burro… Hoje é um desses dias…
Realmente não entendi o lance de “mudará o dia que o povo começar a estudar história…”
Abraço!
[Responder]
abril 22nd, 2007 at 12:44 am
[Responder]
novembro 28th, 2007 at 4:23 pm
[Responder]
novembro 28th, 2007 at 4:31 pm
Abraço!
[Responder]
dezembro 11th, 2007 at 5:03 pm
Quem vos avisa seu amigo é.
Maria de Castela
[Responder]
dezembro 25th, 2007 at 11:47 am
[Responder]
dezembro 25th, 2007 at 1:15 pm
Bem. Já de início agradeço a tua participação no enriquecimento deste blog.
André,
Concordo com você que fui meio rude na exposição do assunto. Aliás, sempre quando falamos sobre religião, ou assuntos a ela relacionados, estamos pisando em terreno “perigoso”. Deve-se ter propriedade para falar e estar muito convicto para defender a idéia a que se propõe. Quando comecei a falar a respeito do Papa Bento XVI, estava motivado pela emoção da perda do até então Papa, João Paulo II, com o qual mantinha grande afeição sem mesmo conhecê-lo.
Para você me conhecer um pouco melhor, sou católico, frequentei a Igreja e fui praticante da doutrina católica por muito tempo. Hoje em dia me desgarrei do rebanho pelo fato de que minha profissão me torne cada vez mais cético e crítico a respeito de alguns assuntos mal resolvidos, não só pela Igreja, mas por qualquer instituição que arrebanhe grande número de seguidores.
Acho muito legal e concordo plenamente com o fato de que a Igreja defenda a idéia do uso sadio e correto do corpo, em se tratando de sexualidade. Pena que o resto do mundo, e os próprios católicos, não sigam tal orientação. Repito - Realmente é uma pena.
Caso seguissem, seria evitado que diversas pessoas fossem contaminadas por doenças sexualmente transmissíveis. Também diversas meninas teriam uma gravidez prematura. E assim por diante…
Então, pensei da seguinte forma, ao tecer tal comentário:
Todo trabalho de educação não surte efeito da noite para o dia. Creio que o problema deveria ser atacado de frente, tendo a Igreja uma nova postura, incentivando o uso de camisinha.
Claro que seria no mínimo estranho - proibir sexo antes do casamento e incentivar o uso de preservativos pelos jovens.
Sim, no início deixaríamos essa lacuna em branco… Depois disso, ou melhor, no mesmo momento, campanhas massivas contra o sexo irresponsável deveria ser posta em prática pela Igreja, mas de uma forma aberta, sincera, não-hipócrita e direta.
(Claro que essa nova abordagem deveria ser melhor organizada e talz… foi apenas uma exposição, bastante bruta, do que acho que deveria ser feito…)
Como falei no post, não basta apenas ignorar.
p.s.: Sinta-se a vontade para escrever mais a respeito do assunto, ou também nos outros diversos posts do blog.
Caso queira, fique a vontade em fazê-lo também através de e-mail ou msn (fernandoms1973@hotmail.com).
Grande abraço, e obrigado pela contribuição ao conteúdo.
Sinceramente, Fernando.
[Responder]
outubro 5th, 2008 at 2:09 pm
Realmente a igreja não desconhece das DST’s mais é necessário e importante relembrar que realmente o sexo está mais constante e mais práticado pelos jovens e por pessoas não casadas. Ou seja, realmente não é levado ao pé da letra o que a igreja católica nos prega. Mais a igreja católica deve ter consciencia que existe banalização sim em relação não só ao sexo mais à muitas outras coisas.
Se nós católicos não devemos práticar sexo sem responsabilidade nem banalização, porque então existem tantos padres pedófilos? Tantas pessoas que se jugam pessoas de Cristo e não estão nem ai para os seus mandamentos?
É necessário que a igreja católica reconheça que não é perfeita, não existe perfeição em nada.
Porque a igreja católica é tão criticada pelos evangelicos por exemplo?
Os evangélicos teem coragem e consciencia de que é preciso e certo pregar a palavra de Deus onde quer que seja. Sendo em uma igreja luxuosa, ou em uma simples capela. Sendo no meio de outros evangelicos fieis a sua religião, ou no meio de pessoas “do mundo”, usuários de drogas, necessitados, pobres e sujos.
Eu ao menos desconheço alguma coisa que a igreja católica tenha feito para que os pobres se sintam cidadãos. Pobres estes que não teem nem um prato de comida, nem um teto para morar.
Porque será que a maioria dos jovens da igreja católica bebem? Faram? Teem relações sexuais antes do casamento usando ou não preservativos? Creio eu que não seja apenas pelo fato de serem católicos.
Jovens evangélicos não bebem, não faram, não transam. Qual a diferença entre eles?
Os evangélicos teem pastores que sabem realmente guiar e cuidar de seu rebanho.
Muitas vezes, o contrário dos pastores católicos.
Infelizmente é essa a realidade da igreja que se diz tão “perfeita”…
[Responder]
Fernando MS reply on outubro 5th, 2008 5:43 pm:
Porém, me permita fazer algumas considerações…
Creio que a Igreja Católica tenha sim muitas falhas. Eu mesmo tenho a opinião de que seria muito mais válido colocar em discussão, até mesmo na própria igreja (templo), assuntos mundanos como drogas, sexo irresponsável e outras coisas do gênero… O diálogo é tudo.
Porém, vejo que você está sendo muito ingênua com relação aos pastores das igrejas evangélicas. Conheço um monte de pastores que se aproveitam da ingenuidade de suas “ovelhas” e são bem safadinhos.
Repito, para não ser mal interpretado. Gente despreparada, aproveitadora e safada, existe em todas as religiões. Não é a religião que faz a pessoa e sim a pessoa que faz a religião.
O caso dos padres pedófilos na Igreja Católica surgiram pois há uma certa potencialização das investigações em cima dos padres. Lembre-se: são homens que vivem só e, em certos momentos precisam dar vazão ao instinto animal. Claro que não escolheram a maneira correta. Os condenaria também.
Já no caso dos pastores evangélicos, a maioria deles são casados, ou namoram, etc - praticam o sexo. Muito provavelmente os casos de pedofilia acontecem com menos frequência na Igreja Evangélica por esse motivo. Os pastores têm alguém para fazer sexo.
Enfim, apenas sugestões para meditarmos a respeito do assunto.
Aliás, também não devemos deixar que esses problemas, que acontecem com os padres e com pastores, envenenem nossas mentes e nos criem bloqueios para a prática da religião.
Grande abraço! e uma ótima semana pra você!
[Responder]
novembro 6th, 2008 at 1:26 pm
A Paz de Jesus.
Não estava com interesse de fazer nehum comentário, porém quando li você falando da Igreja e que ela está ignorando a aids e os problemas de DST, não me contive.
Quando está chuvendo, não adianta sairmos com guarda-chuva achando que não vamos nos molhar. O mesmo vale para a Aids, não é achando uma maneira de fazer sexo descontrolademente com uma tampa de borracha cujo, por comprovação da ciência, poros são 98 vezes maiores que o vírus da Aids, que se prevenirá este tipo de doenças.
A Inglaterra está praticando a castidade dos jovens e percebeu que este é o único caminho para que este índices de doenças diminuam.
Pense bem, o mundo quer te levar a achar que não existem consequencias e que tudo vale para a sua possível alegria, porém quando uma adolescente fica grávida ou pega aids, mesmo utilizando camisinha, o mundo é o primeiro a chamá-la de vagabunda, e o SUS pode até dar camisinhas ou pagar outras cirurgias, mas partos e tratamento de aids não paga.
Pense nisto, vc vale mais que duas horas de “prazer”, seu valor não cabe em uma capinha de borracha.
Quem te ama em Cristo Jesus.
Klaus
Evite a AIDS… VIVA A CASTIDADE
[Responder]
Fernando MS reply on novembro 6th, 2008 4:06 pm:
Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que concordo com você, em todas as suas colocações.
Entretanto, ainda teimo em dizer que a Igreja deveria responder a todo esse estardalhaço utilizando-se das mesmas armas.
As mídias atuais, como um todo, prevalecem e insentivam o sexo irresponsável… É difícil plantar a idéia de uma forma simplória. E é nesse sentido que afirmo que a Igreja é covarde e que ignora tais problemas.
Campanhas mais presenciais junto às comunidades carentes deveriam ser feitas, principalmente direcionadas aos jovens.
Grande abraço!
[Responder]
dezembro 2nd, 2008 at 5:28 pm
[Responder]